UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS
II EPPEL
Encontro Paranaense Pós-Graduado em Estudos Literários
Curitiba - 2005
Relato da Plenária de encerramento do
II EPPEL –
02/12/2005
a) A profa. Raquel descreveu o processo de preparação do evento, alertando em primeiro lugar para os aspectos ligados às decisões sobre sua configuração, que incluiu tanto sessões voltadas à apresentação de cada programa por seus coordenadores e representantes discentes, quanto espaço para apresentação de grupos de pesquisa e projetos em andamento. Em seguida, tratou dos aspectos propriamente operacionais da organização – sobretudo da busca de recursos junto à Fundação Araucária e demais instâncias apoiadoras. Sublinhou a importância de os textos e documentos apresentados durante as sessões realizadas serem encaminhados à Comissão Organizadora até 23/12/2005 para integrar a memória do evento, na forma de publicação em CD-Rom, com recursos já assegurados pela Fundação Araucária. Por fim, transmitiu a todos a disposição da coordenação da UNIOESTE em organizar o próximo EPPEL em 2006.
b) A seguir, o coordenador da sessão sumariou os tópicos recorrentes das apresentações feitas nas manhãs de quinta e sexta-feira, após o que passou-se ao debate, do qual emergiram os seguintes encaminhamentos/recomendações consensuais:
1o A periodicidade do EPPEL seguirá sendo anual até 2007, sendo a edição de 2006 sediada na UNIOESTE (Cascavel), e a de 2007 na UEM (Maringá);
2o O EPPEL deve seguir sendo um espaço voltado para a discussão de temas e desafios relacionados ao desenvolvimento e cooperação dos programas de pós-graduação organizados em torno dos estudos de literatura das IES paranaenses, não se confundindo com outros eventos de Letras já existentes, não apontando para o formato de evento “massivo” ou maximamente inclusivo. Ao contrário, o formato compacto e concentrado nas questões da pesquisa pós-graduada reflete apropriadamente a natureza antes assinalada;
3o Recomendou-se que o período de realização do próximo EPPEL deixe de ser o mês de dezembro, passando para algum outro momento do segundo semestre, possivelmente os meses de setembro ou outubro. Os coordenadores dos programas da UEL, UEM e da UFPR encaminharão sugestões de datas à próxima sede, de modo a evitar, tanto quanto possível, sobreposição do EPPEL com outros eventos já previstos no calendário, contribuindo para a definição de sua data, sem prejuízo de a escolha final caber à coordenação da UNIOESTE, que se dispõe a sediar sua próxima edição;
4o Propôs-se a realização de um Seminário de Teses e Dissertações integrado, ou seja, que envolva professores e alunos de todas as nossas instituições, fazendo com que ele aconteça simultaneamente ao EPPEL. A preparação de tal atividade e o detalhamento de sua configuração resultará da interlocução entre os coordenadores dos quatro programas de pós-graduação paranaenses;
5o De modo a viabilizar a criação de uma revista eletrônica destinada a publicar artigos do corpo discente dos programas, as quatro coordenações encaminharão ao prof. Alamir Aquino, até 28 de fevereiro de 2006, a indicação do nome de um(a) aluno(a) de seus respectivos programas que, sob a orientação “eletrônica” do professor Alamir, implantarão e constituirão a direção inicial da revista. É conveniente – embora não imprescindível – que o(a) aluno(a) indicado(a) tenha alguma familiaridade com a Internet e procedimentos básicos do mundo da computação;
6o Através do contato entre os coordenadores dos quatro programas, serão realizados no verão de 2007, possivelmente em fevereiro, na UFPR, um ou mais cursos de professores da UEL e/ou da UEM e/ou da UNIOESTE, concentrados (com uma semana de duração). Tal oferta será pautada pela coordenação que acolherá as atividades, segundo as demandas identificadas no âmbito daquela instituição. A partir dessa experiência piloto, tais atividades deverão acontecer de modo alternado e sucessivo nas demais instituições, de modo a propiciar um canal direto de intercâmbio entre os docentes de nossas instituições e ampliar o leque de opções e interlocuções para os discentes. Foi sugerido que tais atividades sejam realizadas sempre em períodos de férias (verão ou inverno);
7o Recomendou-se o incremento da participação de docentes de nossas instituições na composição de bancas de dissertação e de tese, elevando a participação de pesquisadores baseados nas IES paranaenses para um patamar próximo de 50% dos convidados externos de cada um de nossos programas;
8o Foi encarecida a necessidade urgente de aperfeiçoar os diversos meios de divulgação e circulação das informações relativas aos programas, em especial aquelas disponíveis na Internet, tanto quanto à sua constituição, quanto aos seus mecanismos de seleção, salientando o perfil do candidato e do egresso. Ampliar o acesso ao texto integral, ou ao menos ao resumo das principais publicações dos pesquisadores/grupos de pesquisa abrigados em cada programa, ofertas de disciplinas, com sua ementas descritivas a cada semestre etc. Os docentes atuando nas faculdades isoladas foram sublinhados como públicos-alvo a serem considerados com particular atenção nesse esforço de aperfeiçoamento geral da comunicação;
9o Recomendou-se a inclusão nos relatórios dos programas (Coleta CAPES e demais registros intra e extra-institucionais) do EPPEL como atividade relevante, de modo a fortalecer nossas iniciativas e dar visibilidade e conseqüência política aos nossos esforços de cooperação e integração;
10o Deverão ser fortalecidas as relações entre alunos de graduação e de pós-graduação em cada uma de nossas instituições. Nesse sentido, convém conhecer as diferentes experiências e possibilidades já existentes em nossas instituições, enriquecendo e aproveitando estratégias bem-sucedidas em cada programa;
11o Todas essas medidas supõem um aprofundamento do conhecimento mútuo de nossos programas, para o que o contato regular entre suas coordenações é essencial, aperfeiçoando o conhecimento quanto ao perfil, as vocações e potencialidades de cada um deles. Sob tal perspectiva, o EPPEL torna-se, sobretudo, um instrumento privilegiado para nosso [re]conhecimento mútuo e espaço para abertura e aprofundamento de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa em atividade nas IES do Paraná.
Curitiba, 6 de dezembro de 2005.
Benito Martinez Rodriguez Fernando Cerisara Gil
Coodenador da plenária Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPR
Raquel Illescas Bueno
Coordenadora do II EPPEL